008 – Fundo Alda Maria Jaccotted

Filha de  descendentes de imigrantes portugueses e alemães aqui radicados, seu pai Ernesto Amado de Moraes e sua mãe Clara Knopp de Moraes; nascida em Pelotas a 08 de fevereiro de 1927. Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Santa Eulália no interior deste município, onde morava. Vindo estudar na cidade fez  a Escola Normal no Colégio São José. Licenciada em Letras Clássicas pela Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas, em 1956; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Pelotas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962; graduada em Artes Plásticas – Pintura – pelo Instituto de Letras e Artes Carmen Trápaga Simões da UFPel, em 1979 e Desenho Artístico em 1983. Exerceu suas funções no Magistério Público Estadual. Dedicou-se a partir de 1980 ao estudo da  Genealogia e a pesquisas genealógicas feitas nos mais infindos rincões deste Rio Grande do Sul na busca de informações e dados oficiais referentes a nossos antepassados e a todos povoadores deste sul de nosso Estado.

Faz ainda  parte do primaz trabalho da Profª  ALDA MARIA DE  MORAES JACCOTTET  palestras; a publicação de vários artigos em jornais, em Revista de Genealogia; pesquisa sobre a memória da Colônia Santo Antônio, Colônia Francesa e a publicação de vários livros  tais como: Cadernos de Genealogia – Mostardas – RS, Livro de Casamentos (1773-1863); Obstinadas Famílias de Canguçú – RS, Livro de Batismos (1813-1821); Mostardas RS Cidade Açoriana, livro 1 e 2 de Batismos (1773-1818); Largueza Histórica do Estreito – RS, Livro de Batismos (1763-1779),Povoadores de Pelotas RS freguesia de São Francisco de Paula ( 1812- 1825).

Maior ainda o seu valor ao reconhecer o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas com a Instituição  que seria responsável pela guarda, manutenção e divulgação de seu acervo pessoal, o que este Instituto humildemente vem tentando fazer.

Texto elaborado pela Profª Marisa Cedrez Bittencourt

Entre as doações de Alda Maria Jaccottet encontram-se acervos distintos como o da genealogista Maria Coleta Dutra da Silveira Almeida Couto. Genealogista de Jaguarão, Pesquisadora acreditada no RS, hoje falecida, doou em vida seu acervo para o IHGPEL. O acervo consta de: Coleção de livros do Arquivo Nacional Açoriano doado pelo Governo da Região autônoma dos Açores; dezenas de pastas com pesquisas de portugueses, açorianos, canários e outras etnias que povoaram o RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *